Motivação segundo a Teoria de Maslow: Pesquisa em empresas varegistas no Município de Tomé-Açu-Pa

por Gabriela Nascimento

Rafael da Cunha Oliveira
Rodrigo Fraga Garvão
Ana Paula de Andrade Sardinha

RESUMO
Em busca de manterem-se competitivas no mercado, as organizações procuram estabelecer seus espaços de atuação e, dentre todos os fatores fundamentais para seu sucesso estão as pessoas, que são o componente fundamental dentro de um sistema produtivo. Este estudo trata sobre a motivação no ambiente organizacional, e teve como objetivo geral descrever a percepção dos aspectos motivacionais, segundo a Teoria das Necessidades de Maslow, nos colaboradores dos supermercados “A” e “B”, situados no município de Tomé-Açu, nordeste do estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo descritivo, de caráter quantitativo. Os resultados apontam que apesar dos aspectos positivos se apresentarem em maioria, também existe pontos a serem observados pelos gestores para fins de elaboração de um plano de ação, se demonstrou de maior relevância. Concluiu-se então, que é essencial para o desenvolvimento das organizações, compreender o processo motivacional para assim, manter o desempenho e o comportamento do colaborado alinhados com os objetivos e realizações almejados pelas organizações.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Motivação. Hierarquia de Maslow.

 

Leia o artigo completo aqui.

Posts Relacionados

1 comentário

Reading Story Online 01/04/2021 - 7:28 PM

I am not sure where you are getting your info, but great topic.
I needs to spend some time learning much more or understanding more.

Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.

Responder

Deixar comentário