Vila de Paranapiacaba é palco do lançamento do livro Neblina Sobre Trilhos

por teste.edh

 

Paranapiacaba ou “lugar onde se vê o mar” em Tupi-Guarani, é uma vila localizada no município de Santo André, que foi cenário de muitos acontecimentos históricos relevantes, tais como a construção da Ferrovia Santos- Jundiaí, de onde vem grande parte de sua fama, além de sua bela paisagem  natural que encanta a todos.

No dia 29 de Julho de 2017, ocorreu na vila ferroviária de Paranapiacaba o lançamento do livro Neblina Sobre Trilhos, lançado pelas editoras UFABC e Todas as Musas, com organização da professora doutora Ana Maria Dietrich juntamente com a mestranda em História da Ciência pela UFABC Soraia Oliveira Costa.

           Neblina Sobre Trilhos                     Foto: Equipe Neblina Sobre Trilhos

No livro, é possível compreender um pouco sobre os 150 anos de história de Paranapiacaba através de contos baseados nas memórias sociais dos ferroviários da região e do rico patrimônio cultural que a vila comporta. O livro possui três capítulos, sendo que o primeiro trata de artigos, o segundo de fotografias e o terceiro e último sobre narrativas orais dos envolvidos no projeto.

O Projeto vem sendo trabalhado desde 2009, onde foram realizadas  pesquisas de campo que colheram algumas entrevistas e fotografias, que geraram o então documentário “Neblina sobre Trilhos”. Sendo assim, não haveria melhor lugar para o lançamento do livro do que a própria Vila de Paranapiacaba, não é mesmo?!

Para tornar o dia ainda mais especial, além do lançamento do livro, a vila também contou com a exposição “Hoje Há Ensaio”, do artista

            Obra da exposição Hoje Há Ensaio
                Foto: Rodrigo César da Silva

Rodrigo César da Silva, que através de suas obras procurou desmistificar a história da vila baseada nos grandes engenheiros e empreendedores para dar enfoque na construção histórica de Paranapiacaba através da ótica dos trabalhadores ferroviários.

Para saber mais informações sobre o lançamento do livro, acesse: https://www.facebook.com/NeblinaSobreTrilhos/?ref=bookmarks

Até mais!

Mariana Mathias

Estudante e bolsista do quarto semestre de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo. Também atua como estagiária no curso de Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC.

Posts Relacionados

4 comentários

Bel 29/09/2017 - 12:53 AM

Parabéns, Mariana!!!!
Ficou linda a sua matéria, acho que em breve vc nem vai precisar de estágio, vai direto para o
emprego pleno.
Abraços, sucesso!
Bel

Responder
Isabel 29/09/2017 - 10:40 AM

Parabéns Mariana!!! sucesso na sua futura carreira profissional, você fez uma ótima escolha e está se desenvolvendo muito!!
Abraços,
Isabel

Responder
Geraldo de Andrade Oliveira 29/09/2017 - 6:02 PM

Parabéns minha querida sobrinha, que teus passos sejam guiados por Deus, na plenitude da coerência, honestidade e dedicação.

Responder
Otávio Oliveira 30/09/2017 - 1:45 PM

Parabéns, Mari!
Texto super bem escrito!! Que seu promissor futuro esteja cada vez mais presente!
Abraço!

Responder

Deixar comentário