Paranapiacaba ou “lugar onde se vê o mar” em Tupi-Guarani, é uma vila localizada no município de Santo André, que foi cenário de muitos acontecimentos históricos relevantes, tais como a construção da Ferrovia Santos- Jundiaí, de onde vem grande parte de sua fama, além de sua bela paisagem natural que encanta a todos.
No dia 29 de Julho de 2017, ocorreu na vila ferroviária de Paranapiacaba o lançamento do livro Neblina Sobre Trilhos, lançado pelas editoras UFABC e Todas as Musas, com organização da professora doutora Ana Maria Dietrich juntamente com a mestranda em História da Ciência pela UFABC Soraia Oliveira Costa.

Neblina Sobre Trilhos Foto: Equipe Neblina Sobre Trilhos
No livro, é possível compreender um pouco sobre os 150 anos de história de Paranapiacaba através de contos baseados nas memórias sociais dos ferroviários da região e do rico patrimônio cultural que a vila comporta. O livro possui três capítulos, sendo que o primeiro trata de artigos, o segundo de fotografias e o terceiro e último sobre narrativas orais dos envolvidos no projeto.
O Projeto vem sendo trabalhado desde 2009, onde foram realizadas pesquisas de campo que colheram algumas entrevistas e fotografias, que geraram o então documentário “Neblina sobre Trilhos”. Sendo assim, não haveria melhor lugar para o lançamento do livro do que a própria Vila de Paranapiacaba, não é mesmo?!
Para tornar o dia ainda mais especial, além do lançamento do livro, a vila também contou com a exposição “Hoje Há Ensaio”, do artista

Obra da exposição Hoje Há Ensaio
Foto: Rodrigo César da Silva
Rodrigo César da Silva, que através de suas obras procurou desmistificar a história da vila baseada nos grandes engenheiros e empreendedores para dar enfoque na construção histórica de Paranapiacaba através da ótica dos trabalhadores ferroviários.
Para saber mais informações sobre o lançamento do livro, acesse: https://www.facebook.com/NeblinaSobreTrilhos/?ref=bookmarks
Até mais!
Mariana Mathias
Estudante e bolsista do quarto semestre de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo. Também atua como estagiária no curso de Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC.
4 comments
Parabéns, Mariana!!!!
Ficou linda a sua matéria, acho que em breve vc nem vai precisar de estágio, vai direto para o
emprego pleno.
Abraços, sucesso!
Bel
Parabéns Mariana!!! sucesso na sua futura carreira profissional, você fez uma ótima escolha e está se desenvolvendo muito!!
Abraços,
Isabel
Parabéns minha querida sobrinha, que teus passos sejam guiados por Deus, na plenitude da coerência, honestidade e dedicação.
Parabéns, Mari!
Texto super bem escrito!! Que seu promissor futuro esteja cada vez mais presente!
Abraço!