• Home
  • História das Ciências + Ciência como Cultura vs História da Educação Matemática: Explorando potenciais articulações entre referenciais.

História das Ciências + Ciência como Cultura vs História da Educação Matemática: Explorando potenciais articulações entre referenciais.

 

Zenildo Santos

Lúcio Campos Costa

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich

 

RESUMO: Neste ensaio, busca-se estabelecer um diálogo entre dois referenciais teóricos debatidos no âmbito da disciplina de Metodologia e Historiografia das Ciências e da Matemática e projeto de pesquisa, do primeiro autor, submetido ao Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os aportes utilizados na disciplina foram: 1) Martins (2005), que traz contribuições metodológicas relevantes sobre a pesquisa em História das Ciências, explorando seus objetos, métodos e problemas; 2) Santos (2009), que apresenta uma defesa da Ciência como Cultura e reflete sobre suas implicações epistemológicas na Educação Científica Escolar. Desse diálogo, foi possível convergir, de um ponto de vista metodológico e teórico-conceitual, para a importância da compreensão das Ciências e da Matemática a partir da perspectiva histórica e cultural, compreendendo-as como um produto social historicamente construído, elaborada sob influência do contexto cultural em que está imersa. Desta forma, pode-se contribui para a superação de ideias distorcidas por vezes presente no ambiente escolar.

 

Leia o artigo inteiro aqui

Emily Pestana Pegoraro é estudante de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro Universitário Fundação de Santo André, e estagiária do Curso de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de colaborar, nas publicações da "Revista Contemporâneos" e da "Revista Contemporartes"

Deixe uma resposta