• Home
  • A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DOS SABERES E DAS DINÂMICAS DA AGRICULTURA URBANA.

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DOS SABERES E DAS DINÂMICAS DA AGRICULTURA URBANA.

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO DOS SABERES E DAS DINÂMICAS DA AGRICULTURA URBANA.

 

 

Júlia Alice Vila Furgeri¹

Ana Maria Dietrich²

 

RESUMO:

            A agricultura urbana é prática que vem ganhando espaço como movimento ecológico e de promoção da segurança nutricional, mas também como via de afirmação da identidade cultural e da soberania alimentar. A investigação deste fenômeno através da abordagem da História da Ciência, reconhecendo as práticas e processos da agricultura urbana como expressão etnocientífica o cultivo comunitário como espaço de educação ambiental não formal pode ajudar a compreender as dinâmicas e confluências culturais nas relações entre as pessoas e o ambiente urbano.

 

PALAVRAS-CHAVE: agricultura urbana, etnoecologia urbana, história das ciências.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A paisagem humana é uma combinação de vários tempos presentes. Na verdade, paisagem e espaço são sempre uma espécie de palimpsesto onde, mediante acumulações e substituições, a ação das diferentes gerações se superpõe. O espaço constitui a matriz sobre a qual as novas ações substituem as ações passadas. É ele, portanto, presente, porque passado e futuro.” (SANTOS, 2008, p.104)

 

A concentração da população nos centros urbanos…

Leia o artigo completo aqui

Emily Pestana Pegoraro é estudante de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Centro Universitário Fundação de Santo André, e estagiária do Curso de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de colaborar, nas publicações da "Revista Contemporâneos" e da "Revista Contemporartes"

Deixe uma resposta