• Home
  • LICENCIATURAS E IDENTIDADE DOCENTE

LICENCIATURAS E IDENTIDADE DOCENTE

Para fortalecer a democracia, antes de tudo é necessário  valorizar a educação. Nenhum país é soberano se não tiver seu povo educado. No processo educacional, uma das figuras mais importantes é a do professor. Sem ele, não há NADA! NADA, a não ser falácias!A pesquisa Licenciaturas e Identidade Docente busca aprofundar o conhecimento sobre os professores. Que sempre foram e sempre serão, junto com os estudantes, os protagonistas da democracia !

http://www.justificando.com/2019/05/31/o-que-o-30-de-maio-representa-para-a-democracia/

 

A pesquisa pretende aprofundar o conhecimento sobre a identidade docente dos alunos dos cursos de licenciatura da UNESPAR – campus Paranaguá, por meio de uma discussão ampla, democrática, teórica e rica sobre a constituição, formação e valorização da identidade docente e como isso implica sobre a futura atuação dos professores em seus campos de trabalho, em uma perspectiva de pesquisa interdisciplinar, perpassando o campo da educação em Direitos Humanos e também as questões relativas à educação ambiental. Pretende-se agregar também o município de Curitiba, a partir do segundo semestre,  cuja IES para análise será escolhida a partir de parâmetros de similaridade. A metodologia utilizada será do formato qualitativa/quantitativa, iniciando-se a pesquisa com o levantamento dos dados e da bibliografia necessária, que virá agregar à bibliografia básica da pesquisa, já escolhida, entre as quais se destacam: Foucault (1985; 2002; 2004), Louro (1995; 1997; 2003; 2004)  Weber (1982) e Pimenta (2012). A pesquisa terá a duração de 24 meses. Os objetivos deste estudo são: – Articular as licenciaturas da UNESPAR – Campus Paranaguá para realizar um trabalho conjunto no sentido de formar e valorizar a identidade docentes dos alunos; – Conscientizar os alunos de seu importante papel social e histórico, a partir da sua prática profissional, como elementos ativos de mudança. – Propor e realizar atividades como discussões, oficinas, eventos, publicações e outras com todos os cursos de Licenciatura, para discussão da temática. – Publicizar os resultados de diversas maneiras, entre elas na apresentação de eventos, bem como por meio de publicações, Internet, etc. – Alinhar a discussão da identidade docente com a Educação em Direitos Humanos e também com as questões ambientais. – Comparar as IES de Paranaguá e Curitiba, focando-se a formação docente, especificamente na questão da identidade e reconhecimento profissional. O estudo pretende, a partir dos resultados obtidos, melhorar sobremaneira a formação dos alunos das licenciaturas e enriquecer o campo teórico.

 

Palavras-chave: Formação e identidade docente. Pesquisa interdisciplinar. Educação em Direitos Humanos. Educação Ambiental.

 

A importância do professor hoje – e como isso é tratado no Brasil

 

Tags:, ,
Vanisse Simone Alves Corrêa é Doutora em Educação pela UFPR, professora adjunta da UNESPAR e estudante de Artes Visuais.

One Comment

  1. Bel disse:

    Parabéns, Vanisse!
    Mais do que necessária essa matéria, essencial!
    abraço.
    Bel

Deixe uma resposta