• Home
  • LANÇAMENTO DO LIVRO “TEXTURAS POÉTICAS” E DECLAMAÇÃO DE POEMAS NO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

LANÇAMENTO DO LIVRO “TEXTURAS POÉTICAS” E DECLAMAÇÃO DE POEMAS NO DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

No dia 23 de abril (Dia Internacional do Livro), foi lançado o minilivro “Texturas Poéticas” (antologia com poemas minimalistas em língua espanhola). A obra foi organizada pela poetisa Isabel Furini, Presidente da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia).

O lançamento aconteceu no Instituto Cervantes de Curitiba – órgão oficial do Governo da Espanha para a difusão da língua e da cultura em espanhol. No evento, com o intuito de prestigiar os acadêmicos que participaram do livro, o Projeto Poetizar o Mundo lançou o 2º Concurso de Declamação.

Aguinaldo Marcelino do Instituto Cervantes, e Isabel Furini.

Poetas e declamadores interpretaram alguns poemas dos autores de “Texturas Poéticas”. Foram momentos de alegria, de emoção, e principalmente de Poesia. Os poetas ficaram emocionados ouvindo seus trabalhos nas vozes dos declamadores, e, em mágica harmonia muitos declamadores também revelaram a emoção de interpretar um poema que sensibilizou suas almas. Porque a Poesia sensibiliza, aproxima, harmoniza – cria pontes entre as pessoas.

O regulamento assinalava que os poemas apresentados seriam de autoria dos participantes do livro. Houve excelentes declamações, e os jurados ficaram reunidos analisando e pontuando os detalhes das declamações.  Foram jurados do concurso: Aguinaldo Marcelino, Arriete Rangel de Abreu, Izabel Liviski e Xandy Novaski.

Comissão julgadora que avaliou a declamação de poemas.

Em primeiro lugar ficou a poetisa e declamadora Laura Monte Serrat; Therezinha Leoni Wolff foi a segunda colocada, Pedro Menerim Teixeira conquistou o terceiro lugar. Maria Antonieta Gonzaga Teixeira ficou com a Menção Honrosa.

Com organização da poetisa Isabel Furini e do artista plástico e especialista em Arte Digital Carlos Zemek, e a presença do acadêmico Daniel Maurício, como mestre de cerimônias, o evento reuniu poetas, escritores, declamadores, artistas e amantes das Letras e da cultura.

Premiados do concurso de declamação, com Arriete Rangel de Abreu, Isabel Furini e Daniel Maurício.

O evento, que fez parte das comemorações do Dia Internacional do Livro do Instituto Cervantes de Curitiba, entregou também Certificados e duas Medalhas.

Uma Medalha para a escritora e poetisa Carla Ramos, que é a nova acadêmica da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia); e uma Medalha para o artista plástico Eloir Amaro Jr.

Participaram do livro os poetas da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia): Carla Ramos, Carlos Eduardo Vargas, Daniel Mauricio, Decio Romano,Elciana Goedert, Gustavo Alonso Henao Chica, Igor Veiga, Isabel Furini, Luciano Dídimo, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci, Marli Terezinha Andrucho Boldori, Neyd Montingelli, Sonia Cardoso, Vanice Zimerman Ferreira, Vera Lucia Cordeiro.

Público participante lotou o auditório da Biblioteca do IC.

Entre outras personalidades das Letras e das Artes, destacamos Jefferson Dieckmann, presidente da Academia Presidente da AIL – Academia I. A. L. Sul- Lourenciana; Therezinha Leoni Wolff e Ivan Portela, da Academia de Letras do Vale do Iguaçu; o poeta Geraldo Magela, coordenador da Feira do Poeta de Curitiba, e Amaury Nogueira, dono da Nogue editora, além da reconhecida artista plástica Carla Schwab.

 

Fachada do Instituto Cervantes em Curitiba, Pr. Fonte: https://curitibadegraca.plural.jor.br/instituto-cervantes-promove-lancamento-de-livro-de-poemas-espanhois/

Tags:, , , ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), escreve a coluna INcontros desde 2009 e é também Co-Editora da Revista​ ContemporArtes.​ Contato: bel.photographia@gmail.com

Deixe uma resposta