• Home
  • Novas colunas na Revista ContemporArtes

Novas colunas na Revista ContemporArtes

Querido leitor, 2019 é um ano mais do que especial para a Revista ContemporArtes.
Comemoramos 10 de anos levando conhecimento sobre Artes, História, Cultura, Literatura e muito mais, todos os dias, incansavelmente.
Para um ano mais do que importante, iniciamos novas colunas para reforçar ainda mais nosso grande time de colaboradores, que vai de Norte a Sul do país e rompe as barreiras geográficas mundo afora.
Vivemos um momento delicado socialmente, não só no Brasil, mas também no mundo, com a ascensão de regimes que não têm os Direitos Humanos como cláusula pétrea da vida em sociedade.
Para resguardar os direitos de todos e jogar luz sobre violações, lançamos a coluna Grupo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos – UFABC, que terá organização da Profa. Dra. Silmar Leila dos Santos e contará com a Profa. Dra. Cacília Prado, Profa. Dra. Cristina Miyuki, Profa. Dra. Irene Franciscato e o Prof. Dr. Dimitri Sales, com o objetivo de trazer a visão destes grandes defensores da pluralidade, da vida e da Democracia.
No mesmo caminho, contamos agora com a grande participação da Profa. Dra. Vanessa Cavalcanti e do Núcleo de Estudos Sobre Direitos Humanos da Universidade Católica de Salvador, com vistas a ampliar a perspectiva de Direitos Humanos em nossa publicação e dar voz a autores que compõem este importante centro de pesquisa e debate sobre o tema, para que seja possível passar aos leitores um conteúdo que gere reflexão e que os emancipe da tutela do Estado.
Além destas duas novas iniciativas, um dos nossos editores, o querido Lucca Tartaglia, será o responsável pela coluna Escritos Contemporâneos, que contará com a participação de autores brasileiros e portugueses, num grande intercâmbio em favor das artes e do conhecimento, com foco na intermedialidade e estudos “inter-artes”, abarcando, como grande área, os estudos literários.
Nosso time se completa com a chegada de Cognitio Sensitiva, sob os cuidados de Marcos H. Camargo, com a proposta de abordar o conhecimento estético, que, segundo o autor, “é uma fronteira ainda um tanto desconhecida, que recentemente vem se intrometendo no debate acadêmico e intelectual, em função de novos avanços das ciências cognitivas e das neurociências”.
Confira um pouco mais sobre nossos novos parceiros, a quem desejamos muito boa sorte e sucesso nesta nova jornada:
Núcleo de Estudos Sobre Direitos Humanos – UCSAL
 
Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti:
Pós-doutorado pela Universidade de Salamanca (CNPq e CAPES, Brasil), Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Leon (Espanha). Investigadora associada ao Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e integrante do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL)
 
Grupo de Pesquisa Educação em Direitos Humanos – UFABC
Silmar Leila dos Santos:
Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica na rede municipal de educação de São Paulo e é Professora no curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFABC (Universidade Federal do ABC).
Cecília Prado: 
Docente da Pós Graduação Lato Sensu Educação em Direitos Humanos/ UFABC. Mestre em Educação, História e Filosofia da Educação pela PUC/SP.
Cristina Miyuki Hashizume:
É professora do Programa Strictu Sensu (M/D) em Educação – UMESP e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Educacional do UNIFEO. Mestre (2003) e Doutora (2010) em Psicologia Escolar (USP). Desenvolve pesquisas focando educação, saúde e precarização das condições de trabalho e Direitos Humanos.
 
Dimitri Sales:
Mestre e Doutor em Direito do Estado (PUC/SP). Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (CONDEPE). Foi Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.
 
Irene Franciscato:
Graduada em Psicologia e Pedagogia, com Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela PUCSP. Especializada na temática de Direitos Humanos pela USP (SP). Tem experiência na formação continuada de professores promovida pelo MEC. Atualmente exerce função de Coordenadora Pedagógica na Educação Básica.
 
Cognitio Sensitiva
 
Marcos H. Camargo:
É especialista em História do Pensamento Contemporâneo (PUC-PR, 1987). Pesquisador nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica. Autor do livro: Cognição estética: o complexo de Dante. São Paulo: Annablume, 2013; e do livro: Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. Londrina: Syntagma, 2017.
 
Escritos Contemporâneos
 
Lucca Tartaglia:
É doutorando em Letras Vernáculas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Letras (Estudos Literários) pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (2014) e graduação em Letras (Língua Portuguesa / Literaturas de Língua Portuguesa) pela mesma instituição (2013). É editor da Revista ContemporArtes.
Éverton Siqueira é estudante de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e estagiário do Curso de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de colaborar, como editor assistente, nas publicações "Revista Contemporâneos" e "Revista Contemporartes".

Deixe uma resposta