• Home
  • A formação docente nas redes e tessituras no cotidiano escolar: cenário elaborado e orientado por intermédio das representações sociais

A formação docente nas redes e tessituras no cotidiano escolar: cenário elaborado e orientado por intermédio das representações sociais

Itana Nascimento Cleomendes Dos Santos

Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia

 

Natanael Reis Bomfim

Doutor em Educação pela Université Du Québec à Montréal – UQAM/Canadá e coordenador do Programa de Pósgraduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. 

 

 

Resumo

Durante o saberfazer dos professores, destaca-se todo um processo de formação continuada de professores em meio ao cotidiano escolar, de (re)significação a partir da mobilização de saberes, representações, sentidos, significados, valores e sentimentos que tendem a contribuir para a sua formação docente e prática pedagógica. Apoiada em aproximações com a Teoria das Representações Sociais, o trabalho teve como objetivo estudar as tessituras e partilhas que se estabelecem nas redes de saberesfazeres de professores das séries iniciais do ensino fundamental no cotidiano escolar, a fim de apreender pistas que contribuíssem para a compreensão de formação de professores.

Palavras-chave: formação docente, práticas pedagógicas, cotidiano escolar, saberes docentes.

The teacher training in the nets and tessitures in the school daily: scenario elaborated and guided through the intermediary of social representation

 

Abstract

During the learning process of the teachers, a process of continuous teacher training in the midst of the school daily life is highlighted from the mobilization of knowledge, representations, meanings, values and feelings that tend to contribute to the their teacher training and pedagogical practice. Based on approximations with the theory of social representations, the objective of this work was to study the tessitures and shares that are established in the nets of teachers’ knowledge of the initial grades of elementary school in the school routine, in order to learn clues that contribute to the understanding of teacher training.

Keywords: Teacher training, pedagogical practices, everyday school, teacher knowledge.

 

Plano aberto… Formação continuada e prática pedagógica

Ao contrário do desfecho de um roteiro fotográfico, introduz-se o roteiro de uma sessão fotográfica por um estudo, antes de capturar as fotografias, de como conhecer o equipamento, escolher um destaque e dar atenção ao cenário completo, pois quem já não se viu frustrado ao tirar aquela foto e perceber que o fundo não lhe agradou? Sendo assim, orienta-se que, quando se for tirar uma fotografia, é necessário reparar no cenário ao redor e em toda a composição do quadro.

Portanto, ao começar este roteiro, começo com… Na contemporaneidade, a dinâmica que se expressa nos diversos âmbitos da sociedade, sendo eles o social, o econômico, o cultural e o educacional, exige de nós, seres humanos, diversas mudanças comportamentais ou procedimentais a todo o momento; sobretudo no que se refere às condutas educacionais. Estas, também, se tornaram responsáveis por proporcionar respostas aos questionamentos e demandas sociais provenientes de fenômenos educativos emergentes como evasão escolar, protagonismo juvenil, diversidade e gênero, ciberbulling, entre outros. Essas idéias são corroboradas com o discurso de Bomfim (2017) quando afirma que os desafios impostos pelos fenômenos sociais nas pesquisas educacionais, envolvendo alteridade, atores e desigualdades sociais, diversidade de espaços educativos, políticas públicas, instituições, territorialidades, entre outros, fazem parte das preocupações da sociedade brasileira e têm demandado um debate acadêmico caloroso.

 

Leia o artigo completo

Deixe uma resposta