• Home
  • MARIO VICHÈ GONZÁLEZ DISCUTE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA UFPR

MARIO VICHÈ GONZÁLEZ DISCUTE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA UFPR

A Animação sociocultural voltada às ações educativas foi o tema do seminário que o professor-doutor Mario Vichè González* conduziu em Curitiba entre os dias 21 e 23 de agosto. O pesquisador da Universidade de Valência, na Espanha, abordou o tema como prática para criação e atuação de redes comunitárias e promoção do bem-estar subjetivo, da cidadania, da inclusão social e da solidariedade.

Professor Mario Vichè Gonzaléz durante a abertura do Seminário.

Promovido pelo Núcleo de Pedagogia Social (NEPS), da Universidade Federal do Paraná, o seminário aconteceu no setor de Educação do novo Campus Rebouças. A abertura ocorreu na terça-feira, dia 21 e seguiu durante a semana, com inscrições gratuitas e certificados.

Auditório lotado durante o Seminário, compareceram estudantes e professores da área de Educação e outras.

Com o avanço da tecnologia e a interconexão de mídias digitais e redes sociais, a animação sociocultural encontrou na cibernanimação um dos principais eixos de atuação. A ação é realizada em ambientes digitais e cibercomunidades para estimular a interpretação crítica e dialógica contando com a participação coletiva e de diversos atores sociais. Apesar de promover a interação no mundo virtual, a ciberanimação não se distancia do mundo real. “O ciberespaço nada mais é do que uma projeção do que aquilo que passa na vida cotidiana”, explica o professor.

Coordenadores, alunos e participantes juntamente com o prof. Vichè.

A animação sociocultural e a ciberanimação são comuns em rotinas educativas em países de língua portuguesa e também em alguns países europeus. Segundo Vichè, professores podem integrar as tecnologias em sua prática habitual, “condição já assumida em muitas tarefas cotidianas, tornando-as  atua ainda na consolidação da Pedagogia Social no Brasil, no intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, e na articulação de demandas socioeducativas e culturais comunitárias em todas as etapas do desenvolvimento humano.

“Todos pela Educação!”, componentes do NESP/UFPR e participantes do Seminário.

 

Texto: Érica Teixeira (41) 99101-5272 (Assessoria de Imprensa)

Fotos: Luciano Buchmann e Izabel Liviski

Fontes:
http://marioviche.es
http://quadernsanimacio.net/marioviche/

*Doutor em Educação pela UNED;  Professor de Educação Primária; Professor Associado da Universidade de Valência; Sócio honorífico da APDASC (Portugal); Membro de Honra do Colegio Profissional de Educadoras e Educadores Sociais da Comunidade Valenciana; Membro do Conselho Acadêmico da “Fundación Enric Soler i Godes”; Editor da revista digital http://quadernsanimacio.net. Membro da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS); Ex-Diretor do Festival Internacional de Cinema Jovem de Valência; Co-presidente da AIFFA (Agència per la promoció, formació i foment de l’audiovisual) Assessor editorial das “Edicions del Bullent”.

Tags:, , ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), escreve a coluna INcontros desde 2009 e é também Co-Editora da Revista​ ContemporArtes.​ Contato: bel.photographia@gmail.com

Deixe uma resposta