• Home
  • BEER SOMMELIER & HOME BREWER NO CENTRO EUROPEU

BEER SOMMELIER & HOME BREWER NO CENTRO EUROPEU

“Um homem que só bebe água tem segredos a esconder de seus semelhantes.” (Charles Baudelaire)

Consumida desde antes da construção das pirâmides do Egito “a cerveja desperta paixões porque está ligada ao prazer, à amizade, ao conhecimento e à espiritualidade. Para o grego Plutarco, a finalidade da bebida é alimentar e aumentar a amizade. Jason Kawall acredita que, ao beber socialmente, a pessoa se expõe, compartilha seu dia a dia e as futuras atividades. Ao criar histórias e memórias com determinado grupo por meio de uma convivência que só a cerveja é capaz de oferecer, gera-se solidez para uma amizade rica e autêntica.”

Segundo o Coordenador de Gastronomia do Centro Europeu, Luis Fernando Queiroz Maingué, “Curitiba se tornou referência em produção de cerveja artesanal, e hoje temos várias cervejarias de excelente qualidade exportando para fora do país. Com tantas boas opções, aumentou a curiosidade sobre a produção, os estilos, sabores e possíveis harmonizações. O Curso de Beer Sommelier + Home Brewer foi desenvolvido para proporcionar esses entendimentos. De forma prática, nossos alunos conhecem as 3 famílias cervejeiras, ampliam seu repertório sensorial, refinam os sentidos e conhecem as principais escolas cervejeiras do mundo.

As harmonizações de cervejas com queijos, embutidos e diversos pratos são orientadas pelo Chef Guilhermo que também é Beer Sommelier. Nas aulas de Home Brewer, os alunos conhecem de malteação, as etapas da produção, fermentação e produzem sua própria cerveja. A vista técnica à Cervejaria Way Beer é conduzida pelo mestre cervejeiro e proprietário Alessandro Oliveira, que divide sua experiência com nossos alunos. Todas as degustações são orientadas por uma Ficha de Análise Sensorial desenvolvida pelo Centro Europeu, proporcionando um melhor aprendizado. Venham conhecer mais sobre o universo da cerveja, ainda dá tempo de se matricular!”

O curso de Beer Sommelier + Home Brewer do Centro Europeu foi criado para os amantes de cervejas artesanais, que desejam se especializar e ampliar seus conhecimentos.  O aluno será capacitado a conhecer mais sobre os processos produtivos da cerveja artesanal e harmonizações, desenvolvendo habilidades para debater com clareza e segurança sobre o assunto.

FORMATO DO CURSO
Aulas com degustações técnicas;

Visita à fábrica da Way Beer, com degustação guiada;

Aula com a convidada Gabriele Rizental – Sommelier de Cerveja da AMBEV falando sobre curiosidades sobre os rótulos da AMBEV e as tendências do mercado;

 

CONTEÚDO
História da Cerveja;
Ingredientes da Cerveja;
Aromas e Sabores;
Famílias cervejeiras;
Fichas de degustação;
Processos de fabricação.
Análise sensorial;
Cerveja no método champenoise;
Serviço e Glassware;
Técnicas de harmonização;
Cerveja na receita;
Harmonização de queijos e doces com cerveja;
On e Off Flavors;
Escolas cervejeiras:
Alemanha e República Tcheca;
Reino Unido, Irlanda e Bélgica;
Brasil e E.U.A.

Ingredientes (insumos e matérias-primas)
Malteação;
Etapas da produção (moagem, brassagem, filtração, fervura, resfriamento, fermentação, maturação e envase);
Reconhecimento de equipamentos, brassagem, filtração, fervura, resfriamento e início da fermentação.
Cálculos e testes relacionados ao processo produtivo.
Preparo do primming, limpeza e sanitização das garrafas e envase.
Cálculos relacionados ao processo fermentativo e produto final.

* Conteúdo Programático de referência, sujeito a atualização a qualquer momento.

PROFESSORES

LUIZ GUSTAVO LACERDA

Engenheiro químico (PUC-PR) com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UEPG), doutorado em Processos Biotecnológicos (UFPR) Professor Adjunto A do Departamento de engenharia de alimentos e docente permanente dos programas de mestrado e doutorado em Ciência e tecnologia de alimentos na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência profissional nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, química analítica, sistemas de gestão de qualidade e montagens industriais.

GABRIEL SANT’ANNA VASQUES

Profissional com formação em comunicação social e especialização em marketing. Passou pela cervejaria artesanal Way Beer e pela Adega Boulevard na parte de vendas e sommelier de cervejas. Vencedor da Medalha de Ouro no II Campeonato Sul Brasileiro de Cervejas Caseiras na categoria Wood Aged Beers. Atualmente trabalha na Cervejaria Bodebrown na área de marketing de relacionamento e atuando como sommelier de cervejas.

GUILHERMO SOUZA SPINDOLA

Formado em Gestão em Marketing, Pós Graduado em Gastronomia e em Tecnologia da Cerveja. Chef de Cuisine e Restaurateur pelo Centro Europeu estagiou com o Chef Celso Freire e trabalhou em renomados restaurantes como: Forneria Copacabana e Cantina do Délio. Atualmente é consultor e promove eventos.

Visita à Fábrica da Way Beer

 

CERTIFICAÇÃO

O curso de Beer Sommelier tem a certificação da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

INFORMAÇÕES GERAIS

DATA DE INÍCIO: 03 de julho de 2018
DATA DE TÉRMINO: 03 de agosto de 2018
HORÁRIO: 19h15 às 22h30
DIAS DA SEMANA: Terça e quinta-feira
PRODUÇÃO DE CERVEJA: 06 de julho de 2018 (sexta-feira)
03 de agosto de 2018 (sexta-feira)

LOCAL:

Sede Gourmet
Alameda Princesa Izabel, 1300 – Curitiba / PR
+55 41 3324-6669
WWW.CENTROEUROPEU.COM.BR

Referências:

Cerveja e Filosofia – Leia, Pense e Consuma sem Moderação.
Organizador: HALES, Stevem D., Tradutor: HERRMANN, Marina.
Tinta Negra Editorial, R.Janeiro: 2010.

 

 

Tags:, ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), escreve a coluna INcontros desde 2009 e é também Co-Editora da Revista​ ContemporArtes.​ Contato: izabel.liviski@gmail.com

Deixe uma resposta