• Home
  • A “ONDA” DE PAWEL KWIATKOWSKI…

A “ONDA” DE PAWEL KWIATKOWSKI…

“Não é dado a todo o mundo tomar um banho de multidão: gozar da presença das massas populares é uma arte. E somente ele pode fazer, às expensas do gênero humano, uma festa de vitalidade, a quem uma fada insuflou em seu berço o gosto da fantasia e da máscara, o ódio ao domicílio e a paixão por viagens.” (Baudelaire)

O MUSA (Museu de Arte da UFPR) inaugurou no dia 08 de março, a exposição “Onda” de Pawel Kwiatkowski, cujo título é uma metáfora da multidão, base temática do processo de criação do artista polonês. “O fluxo dos transeuntes, aliado à tentativa de desenvolver um modelo iconográfico de homem moderno inserido no contexto existencial da realidade de hoje, tornaram-se uma fonte de inspiração constante e estão no cerne do conceito da série”, explica Kwiatkowski.

A mostra, organizada pela Profª Dra. Dulce Osinski, do Departamento de Artes da UFPR, tem cerca de vinte trabalhos no formato de 80 x 120 cm, impressos em papel, com técnicas gráficas combinadas como a cologravura, impressão em relevo, impressão em entalhe, serigrafia, monotipia, que foram produzidos em 2017.

O ponto de partida das obras, “é o uso de fotografias feitas a partir de um curto tempo de exposição, as quais, no processo de reimpressão, dão às imagens um caráter de liberdade. O desenvolvimento e o enriquecimento dos trabalhos têm por base o uso de técnicas colográficas, as quais proporcionam enormes possibilidades criativas. O método utilizado dialoga intensamente com a espontaneidade e com a imprevisibilidade, características de minha poética”, conclui o artista.

Confira abaixo, algumas imagens da exposição:

“Desmontagem”

 

“Na web II”

 

“Passo em direção de si mesmo”

 

“Viagem I”

 

“Viagem II”

 

“Foco”

 

“Fixação”

 

 

Pawel Kwiatkowski, é artista gráfico e pintor.
Professor assistente no departamento Gráfico, na Strzemiński Academia de Arte, em Łódź, na Polônia.

Fonte: https://www.saatchiart.com/pawkwiat

 

 

 

 

Serviço:

“Onda” – Exposição individual do artista polonês Pawel Kwiatkowski
Vernissage: 08 de março de 2018, às 19h00.
Período expositivo: 09 de março a 27 de abril de 2018 – segunda a sexta de 12h às 18h
Local: Museu de Arte da UFPR – Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade – 1º andar – Curitiba, PR.
Entrada Gratuita.
Contato: (41) 3310-2603 / musa@ufpr.br
Agendamento de visitas mediadas: nucleoeducativomusa@gmail.com

Referências:

BAUDELAIRE, Charles – “Pequenos Poemas em Prosa” (Le Spleen de Paris, 1869) – Trad. Antonio Pinheiro Guimarães, Ed. Relógio D’agua, Lisboa: 1991.

 

 

 

 

 

Tags:, , , ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), escreve a coluna INcontros desde 2009 e é também Co-Editora da Revista​ ContemporArtes.​ Contato: bel.photographia@gmail.com

Deixe uma resposta