• Home
  • MAKE UP DESIGN NO CENTRO EUROPEU…

MAKE UP DESIGN NO CENTRO EUROPEU…

O uso da maquiagem – por homens e mulheres – é quase tão antigo quanto a humanidade. Utilizada mesmo antes dos egípcios, gregos, romanos e outros povos, a maquiagem sempre esteve ligada de algum modo às diversas culturas ocidentais e orientais, seja por motivos ritualísticos, estéticos, assim como demarcador de status social e até com finalidades medicinais como no caso da legendária Cleópatra, rainha do Egito. Esta fazia uso de pesada maquiagem, com finalidade estética mas também  estratégica, para impressionar seus aliados e inimigos, assim como para proteger a pele e os olhos em função do clima, segundo uma pesquisa do Centro Nacional para Pesquisa Científica da França.

(https://i.pinimg.com/736x/98/35/bd/9835bd5703660c094f4fa540ac2e6872–cute-eye-makeup-beauty-makeup.jpg)

 

O hábito da maquiagem foi se sofisticando com o passar do tempo, ganhando proporções industriais e destacando os perfís de beleza de cada época. A busca hoje é por um tipo de beleza total que possa combinar estilo, atitude e estética, e o desafio é fugir dos estereótipos estabelecidos e encontrar as referências que possam refletir a imagem que cada um busca para si. E nesse sentido, o Make Up Design – Curso de Maquiagem Profissional do Centro Europeu é hoje o curso mais completo e inovador do mercado.

Produção de Modelo pelos alunos do curso

Os professores são profissionais atuantes e reconhecidos no mercado, e são instrutores com muitos anos de experiência na formação de maquiadores. O corpo docente é formado por Pablo Inísio, maquiador, cabeleireiro especialista em produção de noivas e pós-graduado em Visagismo- Harmonização da Imagem Pessoal Pela Universidade Anhembi Morumbi, SP. Olga Pellanda, com 26 anos de experiência no mercado e especialista em maquiagem de noivas, é uma das maquiadoras mais requisitadas deste segmento, e Patrícia Ferraz, maquiadora especialista em maquiagem social e de editorial e passarela, com participação nos maiores eventos de moda do país, como o São Paulo Fashion Week.

Modelo produzida pelos alunos, com supervisão dos professores.

A metodologia é inovadora, pois os alunos aprendem as técnicas de design de sobrancelhas, visagismo aplicado à maquiagem, utilização de materiais e pincéis e postura profissional nas primeiras aulas, depois é apresentado ao aluno inúmeras técnicas de maquiagens divididas entre os professores que possuem estilos distintos, o que enriquece o repertório dos alunos e possibilita que eles possam criar o seu proprio estilo criativo.  

Outra versão da modelo produzida pelos alunos.

Ao final do curso os alunos apresentam um Trabalho de Conclusão de Curso, com modelos profissionais disponibilizadas pelo Centro Europeu onde desenvolvem temas escolhidos pelos professores e devem compor todo o visual da modelo, desde a concepção da maquiagem, cabelo e figurino – este com ajuda dos alunos do curso de design e de consultoria de moda. A cada término de curso, há a exposição de trabalhos inovadores como os temas capas de revista e divas do cinema. A última turma teve alguns dos seus trabalhos divulgados na revista VOI.

Os alunos saem do curso aptos para atuarem em salões, editoriais, atendimentos de noivas e qualquer tipo de maquiagem social. É uma ótima opção para quem quer mudar de área, ou se especializar, pois o mercado da beleza no Brasil, e no mundo, só cresce a cada ano. 

Alunos e professores do curso de Make Up Design do Centro Europeu.

No mercado atual houve uma crescente demanda de indivíduos capacitados nas áreas da beleza e estética, em especial a maquiagem.  Segundo dados da Anabel, mensalmente são abertos sete mil novos salões de beleza no país. O número de salões de beleza cresceu 78% em cinco anos. Ainda de acordo com a junta comercial, são abertos mais negócios neste segmento que empreendimentos ligados a alimentação. Neste contexto, o curso de Make Up Design do Centro Europeu, promovido pelo Estúdio Imagem, visa capacitar pessoas para atuar nesse mercado que precisa cada vez mais de bons profissionais.

Para Pablo Inísio, coordenador do curso, “com o crescimento desenfreado do mercado da beleza, o profissional que se destaca é aquele que está em busca da formação continuada e que busca fidelizar suas clientes com atendimentos singulares buscando o diferencial na sua personalidade artística e criatividade. Um mercado crescente e dinâmico para profissionais criativos e que buscam fugir da rotina, afinal cada cliente é única. O mercado da beleza vive em contante expansão, e a cada dia temos novos produtos e tecnologias o que faz com que a profissão nunca seja vítima da monotonia”.

(https://thelonepanda.files.wordpress.com/2015/07/e86e64b3c6f7edbb4756a0d7f852a286.jpg?w=599)

 

Pablo acrescenta ainda que “o maquiador, como um verdadeiro artista, tem o extraordinário poder de embelezamento nas mãos e isso produz e estimula sobremaneira a auto-estima das pessoas, pois através de técnicas apuradas, consegue trazer à tona a melhor versão de suas clientes.”  

A capacitação no curso de MAKE UP DESIGN do Centro Europeu, visa entre outros objetivos:

*Reconhecer quais os recursos cosméticos utilizados na maquiagem profissional.
*Identificar os Tipos faciais e como embelezá-los utilizando as técnicas profissionais de maquiagem.
*Conhecer e analisar os diferentes recursos tecnológicos e cosméticos utilizados no contemporâneo.
*Estimular os alunos a aplicar os conhecimentos para obter qualidade de vida, bem estar e embelezamento de si próprio e/ou dos clientes.
*Trabalhar e estimular o ensino dos princípios éticos da profissão.

Para maiores informações sobre o curso:

Centro Europeu
R. Benjamin Lins, 999
Batel
(41) 3233-6669
Curitiba-Paraná.

http://centroeuropeu.com.br/portal/curso/make-up-design-estudio-imagem/

Fotos: Bini Fotografia.

Tags:, ,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), escreve a coluna INcontros desde 2009 e é também Co-Editora da Revista​ ContemporArtes.​ Contato: izabel.liviski@gmail.com

Deixe uma resposta