• Home
  • II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos/ UFABC

II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos/ UFABC

O II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos tem o objetivo de debater pautas relacionadas a Educação em Direitos Humanos de grande relevância na sociedade.

O II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos tem o objetivo de debater pautas relacionadas a Educação em Direitos Humanos de grande relevância na sociedade. Neste ano, o Seminário ocorrerá dia 17/11 das 10:00 ás 14:00 e os temas abordados serão: II Guerra, África e Refugiados e Biografia de Mulheres Negras.

 
PROGRAMAÇÃO:
10:00 horas – Especial Mês Da Consciência Negra: História de Dandara

 

A contação de história será realizada pelo projeto Batuclagem Diversas, que tem como objetivo a sensibilização das crianças para os Direitos Humanos por meio da contação de histórias .Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, será apresentada a Biografia de Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares.

Sonoplastia: Marcos Costa – Músico da Fundação das Artes de São Caetano do Sul
 
11:00 Horas – Mesa Redonda: II Guerra, África e Refugiados

A mesa redonda contará com dois palestrantes internacionais, sendo um deles da Universidade de Coimbra e outro da Universidade Nova de Lisboa:

João Paulo Avelã Nunes para a discussão do tema “A Segunda Guerra Mundial (1939-1945): da violência genocidária à defesa dos direitos humanos”.

Fernando Tavares Pimenta para a discussão do tema “Da África para a Europa: refugiados da descolonização europeia. Uma visão de conjunto”.

Além disso, o evento contará com a presença dos professores da UFABC Ana Maria Dietrich como debatedora e Ivan Felipe de Almeida Lopes, como moderador.

 
13:00 Horas – Lançamentos

Neste dia, serão lançados os livros: Direitos Humanos no chão da Escola; Educação, Ética e Regime Militar no Brasil; Artes, Diversidades e afins e Neblina Sobre Trilhos. Também serão lançados os documentários Seja Mais e Neblina Sobre Trilhos.

 
Serão entregues certificados de horas complementares
 
O evento será Gratuito, somente será necessário o preenchimento de cadastro CLICANDO AQUI
ENDEREÇO:
UFABC de São Bernardo do Campo – ALAMEDA DA UNIVERSIDADE, S/N – AUDITÓRIO 002, BLOCO BETA.
Mariana Mathias
Estudante e bolsista do quarto semestre do curso de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo. Também atua como estagiária no Curso de Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC.
Tags:, ,

Deixe uma resposta