• Home
  • Vila de Paranapiacaba é palco do lançamento do livro Neblina Sobre Trilhos

Vila de Paranapiacaba é palco do lançamento do livro Neblina Sobre Trilhos

Paranapiacaba ou “lugar onde se vê o mar” em Tupi-Guarani, é uma vila localizada no município de Santo André, que foi cenário de muitos acontecimentos históricos relevantes, tais como a construção da Ferrovia Santos- Jundiaí, de onde vem grande parte de sua fama, além de sua bela paisagem natural que encanta a todos.

 

Paranapiacaba ou “lugar onde se vê o mar” em Tupi-Guarani, é uma vila localizada no município de Santo André, que foi cenário de muitos acontecimentos históricos relevantes, tais como a construção da Ferrovia Santos- Jundiaí, de onde vem grande parte de sua fama, além de sua bela paisagem  natural que encanta a todos.

No dia 29 de Julho de 2017, ocorreu na vila ferroviária de Paranapiacaba o lançamento do livro Neblina Sobre Trilhos, lançado pelas editoras UFABC e Todas as Musas, com organização da professora doutora Ana Maria Dietrich juntamente com a mestranda em História da Ciência pela UFABC Soraia Oliveira Costa.

           Neblina Sobre Trilhos                     Foto: Equipe Neblina Sobre Trilhos

No livro, é possível compreender um pouco sobre os 150 anos de história de Paranapiacaba através de contos baseados nas memórias sociais dos ferroviários da região e do rico patrimônio cultural que a vila comporta. O livro possui três capítulos, sendo que o primeiro trata de artigos, o segundo de fotografias e o terceiro e último sobre narrativas orais dos envolvidos no projeto.

O Projeto vem sendo trabalhado desde 2009, onde foram realizadas  pesquisas de campo que colheram algumas entrevistas e fotografias, que geraram o então documentário “Neblina sobre Trilhos”. Sendo assim, não haveria melhor lugar para o lançamento do livro do que a própria Vila de Paranapiacaba, não é mesmo?!

Para tornar o dia ainda mais especial, além do lançamento do livro, a vila também contou com a exposição “Hoje Há Ensaio”, do artista

            Obra da exposição Hoje Há Ensaio
                Foto: Rodrigo César da Silva

Rodrigo César da Silva, que através de suas obras procurou desmistificar a história da vila baseada nos grandes engenheiros e empreendedores para dar enfoque na construção histórica de Paranapiacaba através da ótica dos trabalhadores ferroviários.

Para saber mais informações sobre o lançamento do livro, acesse: https://www.facebook.com/NeblinaSobreTrilhos/?ref=bookmarks

Até mais!

Mariana Mathias

Estudante e bolsista do quarto semestre de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo. Também atua como estagiária no curso de Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC.

Tags:, , ,

4 Comments

  1. Bel disse:

    Parabéns, Mariana!!!!
    Ficou linda a sua matéria, acho que em breve vc nem vai precisar de estágio, vai direto para o
    emprego pleno.
    Abraços, sucesso!
    Bel

  2. Isabel disse:

    Parabéns Mariana!!! sucesso na sua futura carreira profissional, você fez uma ótima escolha e está se desenvolvendo muito!!
    Abraços,
    Isabel

  3. Geraldo de Andrade Oliveira disse:

    Parabéns minha querida sobrinha, que teus passos sejam guiados por Deus, na plenitude da coerência, honestidade e dedicação.

  4. Otávio Oliveira disse:

    Parabéns, Mari!
    Texto super bem escrito!! Que seu promissor futuro esteja cada vez mais presente!
    Abraço!

Deixe uma resposta