• Home
  • OFICINAS GASTRONÔMICAS NO CENTRO EUROPEU

OFICINAS GASTRONÔMICAS NO CENTRO EUROPEU

O Centro Europeu vem promovendo junto à seus alunos várias oficinas gastronômicas em sua sede Gourmet.

O Centro Europeu vem promovendo junto à seus alunos várias oficinas gastronômicas em sua sede Gourmet*. Tuxa Gonçalves, Diretora de Relações Institucionais e Luis Fernando Queiroz Maingué, assistente da direção acadêmica, falam um pouco sobre elas:

O que são as oficinas gastronômicas?

São oficinas que trazem assuntos diversos que estão em alta no desejo das pessoas ou que ajudam a otimizar o tempo e a facilitar o dia a dia.

Qual é o conceito que está presente nelas? Poderiam falar um pouco do “comfort food”?

A ideia é que o stress que temos no dia a dia seja minimizado, trazendo para a cozinha bons momentos, preparos fáceis, rápidos e criativos, desembalar menos e preparar mais, de maneira simples e gostosa, dando mais mais tempo para o que realmente interessa, você e as pessoas que você ama.
O conceito de Comfort Food está baseado em preparos simples de origem caseira que nos remetem à memória sensorial das refeições familiares, e o foco na melhoria da qualidade de vida vinculada aos princípios da gastronomia responsável dando preferência muitas vezes a ingredientes orgânicos e a produtos regionais.

Qual o público que pretendem atingir com essa iniciativa?

As oficinas são para pessoas que gostam de cozinhar, que querem trazer boas ideias para sua cozinha e além disso é um programa diferente e gostoso.

Poderiam falar um pouco sobre algumas delas?

As oficinas são variadas, para todos os gostos e opções. As aulas incluem o histórico da culinária em questão e o preparo in loco de diversos pratos onde os alunos observam e preparam em suas bancadas os coquetéis e outras iguarias. Detalhe importante, é que os professores são renomados chefs e muitas vezes proprietários de restaurantes e bares, têm portanto, a seu favor a teoria e a prática de muitos anos.

Qual o impacto dessas oficinas para os alunos do Centro Europeu?

As oficinas trazem assuntos diferentes dos que são abordados nos cursos como a de Sorvetes Artesanais, Salumeria ou Culinária Japonesa por exemplo, ou preparos diferentes de assuntos abordados, como a de Marmita Saudável e Sem Glúten com Amor. A expertise de um profissional vem com a experiência e a diversidade dos assuntos estudados e vividos por ele, essas oficinas abrem o leque na visão e nas possibilidades de preparos.

No dia 23 de junho, sexta-feira, acontece a Culinária Indiana com o Chef Washington Silvera, que há 18 anos tem se dedicado a estudos e pesquisas na área de gastronomia.

Fundou a Confraria Honesta Volúpia em 1998, foi sócio do Bistrô Duchamp, e como Chef foi pioneiro de uma cozinha criativa onde foi indicado pela revista Veja para a categoria de Melhor Chef em 2000.  Fez estágio no D.O.M. em São Paulo em 2001.

Em 2006 e 2007 pesquisou a cozinha mediterrânea em Barcelona na Espanha, onde estudou no Espai Sucre e trabalhou em restaurantes como o Mayura e o Biocenter.

Os flertes de Silvera na gastronomia são diversificados, cozinha latina, contemporânea e criativa são partes de seus estudos desenvolvidos para cursos, jantares, festivais, publicações e vários fins. Atualmente dedica-se a aulas de gastronomia e a confecção do livro “Kitchen Dub Experience”  que é um resultado de sua pesquisa entre “Gastronomia e Arte”.

Tópicos do Curso:

Conhecimentos de Especiarias,

Introdução a cultura gastronômica indiana,

  • Confecção de Masala (reunião de especiarias),
  • Marinada com “dahi”,
  • Produção de “Ghee”,
  • Harmonização de temperos e produtos indianos,
  • Aloo bonda, prato vegetariano com base de batata e especiarias
  • Chutney verde, um surpreendente chutney fresco com base de hortelã, tamarindo e coco
  • Vegetable raita, acompanhamento com base de iogurte, frutas e vegetais acompanha vários pratos da cozinha indiana
  • Rogan josh, emblemático prato com carneiro onde mostra-se a complexidade da cozinha indiana
  • Camarão tandoori, camarões temperados com masala e marinados no melhor estilo tandoori
  • Gajar ka halwa, sobremesa com cenoura e cardamomo

Abaixo, algumas fotos de oficinas já realizadas:

 

* A sede Gourmet do Centro Europeu fica na Alameda Princesa Izabel, 1300, Bigorrilho, em Curitiba-Pr.

Telefone: (41) 33246669

Mais informações:

www.centroeuropeu.com.br

Tags:,
Izabel Liviski é professora e fotógrafa. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), escreve a coluna INcontros desde 2009 e é também Co-Editora da Revista​ ContemporArtes.​ Contato: izabel.liviski@gmail.com

Deixe uma resposta