• Home
  • Lançamento do Documentário Seja Mais

Lançamento do Documentário Seja Mais

Fui tutora a distância e presencial do curso de aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos e pude acompanhar de perto alguns dos trabalhos de intervenções nas escolas.

Fui tutora a distância e presencial do curso de aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos e pude acompanhar de perto alguns dos trabalhos de intervenções nas escolas. Quando recebi o convite para escrever o roteiro e dirigir o documentário, refleti mais ainda sobre todos os projetos de intervenção e o quanto seria interessante gravá-los in loco.

Ao escrever o roteiro pensei que seria interessante dividir o documentário em três partes e a equipe acatou a sugestão. Na primeira, há uma introdução explicativa e poética dos direitos da pessoa humana. Depois, explicamos o que seria EDH com a poesia elaborada e declarada por uma cursista, ilustrada com várias imagens. Depois, a professora Ana Maria explica um pouco do curso e o tutor Salvador recita uma poesia.

A terceira parte, é composta por algumas possibilidades de promover a educação em direitos humanos com algumas das intervenções. Este processo foi muito interessante, embora tenha sido difícil devido toda burocracia para gravar dentro de uma escola e todos os trâmites dos direitos autorais. Rodamos os quatro cantos da Grande São Paulo para documentar os projetos de intervenções elaboradas por cursistas do curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos promovido pela UFABC e MEC, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

As vezes a gente se sente sozinha, mas quando vê outras pessoas também multiplicando um conhecimento emancipador, é no mínimo fortalecedor… trabalhar no curso Educação em Direitos Humanos me fez sentir que não estamos tão só nesta luta.

Fomos para Cotia, Parelheiros, São Mateus, Vila Prudente, Butatã, São Bernardo, Santo André, Vila Metalúrgica, entre outras. Gostaria também de agradecer as colaboradoras do documentário, que ajudaram na sua viabilização, abriram as portas das escolas em que atuam para que possamos documentar seus trabalhos. Fomos muito bem recebidas, esperamos que vocês possam aprender e ter novas ideias com o documentário!

O lançamento do documentário Seja Mais (EDH/UFABC/2017) será no próximo dia 30/06/2017 no Auditório Heleny Guariba. Venham assistir e debater conosco! O evento de lançamento faz parte do 1º Prêmio de Educação em Direitos Humanos UFABC:

Evento de Lançamento

Elaboramos um teaser, com uma das intervenções documentadas. Ele está disponível para assistir no youtube:

O documentário Seja Mais (BRASIL, 2017: direção Soraia Oliveira Costa) foi desenvolvido com base no curso de Aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos com entrevistas com cursistas e professoras do curso, além de apresentar as ricas experiências de educadores em diversos projetos de intervenção em Educação em Direitos Humanos realizados nos CEUS envolvidos e nas escolas participantes da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Cheguem cedo!  Pois, na abertura terá uma dança afro belissíma que vai, impreterivelmente até as 19h.

A programação está assim:
18h – ABERTURA
Intervenção do Coletivo Afro Sol no saguão em frente ao Teatro e do Auditório Municipal.

19h Exibição do documentário, seguido de uma mesa de debate com a temática: Vivência com a Educação em Direitos Humanos, com as pessoas convidadas:

Buia Kalunga (Músico e Arte-Educador na Fundação Casa)
Clara Ana Silva (Socióloga, artista e ativista / Núcleo de Prevenção e DST/Aids)
Heitor Vilarinho (Ativista e jogador/Rosanegra Ação Direta e Futebol)
Helen Lucinda (Ativista/Coletivo Afro Sol)
Marcela Cabral (Arte-Educadora)

Mediadora: Soraia OC

Após debate, o chef de cozinha Luciano Roberto Felix será o responsável pelo “finger food” que será servido no encerramento do evento.

A arte do logo da capa foi elaborada pelo Led Coria que utilizou a técnica de serigrafia e nanquim:

Capa do documentário Seja Mais, 2017

 

Contracapa do documentário Seja Mais, 2017

E o adesivo do DVD ficou assim:

Adesivo do DVD Seja Mais

A comissão Organizadora do evento de lançamento, equipe EDH/ UFABC:

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich / UFABC
Eloá Camorani
Jéssica Rodrigues
Nathália Vaccani
Nicole Rodrigues
Profa. Mestra Soraia Oliveira Costa / SEE-SP

Conta com a presença de vocês!!!

Apoio
Laboratório Memória dos Paladares/ Memorial Plínio Zornoff / UFABC

 

Tags:,
Mestra em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela UFABC. Bacharel e licenciada em Ciênciais Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora de Sociologia e Filosofia na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo. Trabalha também com audiovisual e fotografia desde meados de 2007, dirigiu dois documentários: Transformação Sensível, Neblina Sobre Trilhos (2012) que aborda a história ferroviária, sobretudo a Vila de Paranapiacaba-SP e Seja Mais (2017) que trata a respeito da Educação em Direitos Humanos. Faz parte do coletivo de futebol Rosanegra. Nas horas vagas estuda música, toca acordeon.

Deixe uma resposta